Notícia

Infância: Criança não precisa de celular até os dez anos

Por Coordenadoria de Comunicação

Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo

Segunda-feira, 06 de Outubro de 2014


Uma boa saída é ter um aparelho da família que a criança possa usar eventualmente

Hoje em dia, é comum que as crianças comecem a pedir um celular cada vez mais cedo. Muitos tentam convencer os pais com o argumento de que todos os amigos já possuem o aparelho. Os adultos, sensibilizados também pelo apelo da segurança –uma vez que o telefone permite que localizem seus filhos com mais facilidade– veem-se diante de um dilema moderno: dar ou não dar o equipamento à criança?

Para a psicóloga de crianças e adolescentes Ceres Alves de Araujo, professora da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, não dá para negar que o telefone móvel diminui a ansiedade vivida pela separação entre pais e filhos.

"Como regra geral, o celular é uma excelente babá eletrônica. Antes, a comunicação acabava quando os pais se afastavam de casa. Hoje, um pai pode avisar o filho que está atrasado para buscá-lo na escola, em vez de deixá-lo com aquela sensação de abandono. Da mesma forma, pode manter contato durante uma viagem de trabalho, por mais longa que ela seja", afirma a especialista.

No entanto, uma coisa é emprestar um aparelho para a criança nos momentos em que ele pode ser útil, e outra, bem diferente, é presenteá-la com um celular só dela. "Até os nove anos, o celular da criança pode ser comunitário, um aparelho extra que os pais têm para dar aos filhos quando saem. Só a partir dos dez ou 11 anos, pode-se pensar em um aparelho exclusivo", diz Ceres.

A psicóloga Juliana Cunha, da Safernet, instituição que defende os direitos humanos na internet, acrescenta que, mais importante do que avaliar a idade da criança, é verificar se ela tem maturidade para lidar com o aparelho. "O celular tem muitas funcionalidades. Além de fazer contato telefônico, é um dispositivo móvel que dá acesso à internet, a aplicativos e a jogos eletrônicos", fala.

Uma pesquisa divulgada neste ano, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet do Brasil), com 2.261 crianças e adolescentes usuários de internet, mostrou que 53% deles acessam as redes pelo celular.

"Por mais que a ansiedade dos pais em manter os filhos comunicáveis seja legítima, é preciso que os responsáveis se certifiquem de que as crianças sabem usar os recursos que o telefone disponibiliza", afirma Juliana.

A mesma pesquisa apontou que 38% das crianças e adolescentes entrevistados adicionaram contatos que nunca conheceram pessoalmente às suas listas de amigos nas redes sociais. Os estudos apontam para a necessidade de os pais verificarem não apenas a habilidade técnica de seus filhos para operar o aparelho, mas de os instruírem para um uso seguro e saudável.

"É imprescindível ensinar às crianças que elas não podem aceitar desconhecidos nas redes sociais, que devem denunciar conteúdos impróprios, bloquear pessoas suspeitas e pedir ajuda aos pais", afirma a psicóloga do Safernet.

Alvo fácil

Há, ainda, outros pontos que os pais precisam considerar antes de colocar um celular nas mãos dos filhos. É preciso pensar que, pelo simples fato de portarem um objeto de valor, eles podem se tornar mais vulneráveis às ações dos bandidos. "O item mais roubado no Brasil é o aparelho celular", declara o especialista em segurança pública e privada Jorge Lordello, que por 21 anos foi delegado de polícia no Estado de São Paulo.

Segundo dados do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), a participação do celular entre os objetos mais furtados e roubados em São Paulo praticamente triplicou entre 2003 e 2013: saltou de 20,7% para 59,2%.

Em outros estados, o cenário não é diferente. A página da internet Onde Fui Roubado, que reúne registros de roubos e furtos em território nacional, aponta o celular como o artigo mais visado em sete cidades, entre elas Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

 

"O que a gente recomenda é não usar o celular em público. Só que atualmente as crianças e jovens usam o aparelho para tudo: para ouvir música, anotar compromissos, ver a hora. E isso os torna mais propensos a serem assaltados", declara Lordello.

Regras são imprescindíveis

Tendo em vista tantas variáveis, a decisão dos pais deve ser bem pensada. Não há receita que funcione para todos, e o ideal é avaliar caso a caso. Todavia, a partir do momento em que a criança ou o adolescente ganha um celular, é importante que os pais estabeleçam regras ou compromissos que precisam ser cumpridos durante o uso. O tempo conectado, por exemplo, tem de ser limitado.

"As crianças têm de dormir, pelo menos, nove horas por noite. Por isso, se acordam às 6h para ir à escola, às 21h, o aparelho tem de estar desligado", diz Ceres. Também é prudente ensiná-las a passar longe do celular nos momentos de estudo, dentro e fora da sala de aula.

Para driblar excessos, uma alternativa é contratar um plano pré-pago e definir com o filho o valor que pode ser gasto em determinado período. "Os créditos podem ser colocados semanalmente ou quinzenalmente, porque a criança não tem muita noção de longo prazo", diz a psicóloga.

Vale também criar uma senha que só os responsáveis sabem para liberar o download de aplicativos. "Assim, você consegue acompanhar inclusive os games que seu filho joga, porque muitos não são apropriados para determinadas idades", diz Juliana.

Por fim, é com os exemplos dos pais que eles vão aprender a usar o celular de uma forma sadia, de modo que não venham a ter prejuízos físicos, psíquicos ou sociais. Isso significa que de nada adianta obrigar o seu filho a se desconectar para praticar outras atividades se você mesmo não desgruda do aparelho nem em seus momentos de lazer.

Rua José Antonio Ramos, 165, Vila Joaquim Paulino

Santa Cruz do Rio Pardo - SP | 18900-000

Telefone:(14) 3373-2100   |   3373-1948
Siga-nos nas redes sociais

alc propaganda - criação de sites